Cuidados com a alimentação no inverno

O inverno está chegando e, geralmente, as pessoas começam a ter vontade de ingerir alimentos mais calóricos. Isso ocorre porque quando o clima está mais frio, o nosso organismo gasta até 10% mais de energia para manter o corpo aquecido. Contudo, saiba que é possível manter uma alimentação saudável sem cair em tentações. Confira as dicas sobre cuidados com a alimentação no inverno!

Cuidado com as sobremesas

Troque o chocolate quente tradicional pela versão light com leite desnatado e achocolatado light. Vale lembrar que mesmo os alimentos sendo light devem ser consumidos moderadamente. Ter menos calorias não significa que você pode comer em dobro. Substitua os doces com chantilly, creme de leite e leite condensado por doces a base de frutas. Deixe para comer o doce de sua preferência 1 vez por semana, com moderação.

Coma nos horários certos

Durante o dia, nunca devemos estar com fome, devemos comer a cada três horas os alimentos certos como os integrais, frutas diversas e ter uma alimentação completa e com moderação no almoço e jantar. Aumente o consumo de gengibre, frutas cítricas e tempere sopas e pratos com bastante alho e cebola. Assim você mantém a sua imunidade em dia!

Beba água mesmo sem estar com sede

Apesar de ser difícil, é preciso continuar bebendo muita água, assim como no verão. Geralmente, temos menos sede nas estações mais frias. Por isso não podemos esperar que ela apareça para beber a quantia indicada, que é de dois a três litros por dia. Os chás também são opções bem-vindas, já abastecem o organismo e esquentam o corpo de uma só vez.

Bebidas alcoólicas também engordam

O consumo de bebida alcoólica costuma se elevar no frio, o que pode aumentar o consumo de calorias e consequentemente o peso, portanto moderação é fundamental, não esqueça que cada grama de álcool fornece 7 kcal.

Mantenha uma rotina de exercícios

A prática de atividade física também não deve ser esquecida no inverno. A boa notícia é que nesta época do ano nosso metabolismo está mais acelerado e com isso conseguimos perder mais peso, aliando alimentação saudável à prática de atividade física.

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