Danos da má postura corporal

Quando as pessoas pensam em beleza e em um corpo esbelto, logo vem à mente a ideia de percentual de gordura, a definição muscular. Tanto se fala em emagrecimento que as pessoas acabam esquecendo de algo tão importante quanto: a boa postura corporal.

Consequências da má postura

Se a obesidade traz consequências para a saúde, a má postura também faz o mesmo. Muito além de dores nas costas, no longo prazo, a postura incorreta traz resultados muito piores para a qualidade de vida do que se imagina. Após o encurtamento muscular, no curto e médio prazo, a “próxima vítima” da postura inadequada recai sobre as articulações, sobrecarregadas por um ponto de equilíbrio corporal fora do fisiologicamente adequado.

O desgaste das articulações e a nova conformidade óssea traz, então, limitações de movimento e, até mesmo incapacitantes. Afinal, quem nunca viu um idoso corcunda que não consegue se locomover?

Causas da má postura

Entre as principais causas da má postura estão:

    • Condições de trabalho: uma parcela cada vez maior da população trabalha diariamente oito horas ou mais na postura sentada em frente ao computador. Esse longo período exigiria tanto um ajuste ergonômico do assento (o que é quase sempre ignorado), bem como descansos frequentes.
    • Hábitos de lazer inadequados: O sedentarismo hoje não está limitado ao trabalho, mas também ao lazer, que costuma se restringir ao simples sentar no sofá e assistir televisão (ou voltar para o computador, como a pessoa já o fizera durante toda a jornada de trabalho). Como é de se esperar, a postura sentada ao sofá também raramente atende aos padrões mínimos de ergonomia.

  • Falta de atividade física e alongamento. Outra vez citamos o sedentarismo, embora a prática de exercícios de maneira incorreta seja tão danosa quanto. Os alongamentos cumprem a importante função de aliviar tensões musculares e serem ótimas para a circulação.
  • Sobrecargas no trabalho e nos exercícios: Aqueles que carregam muito peso durante o trabalho acabam fazendo-o de maneira inadequada, tanto por desconhecimento, quanto por excesso de cobrança dos patrões. Já os praticantes de atividade física, no ímpeto de ultrapassarem seus limites (conforme os padrões distorcidos de nossa cultura) acabam por se prejudicar.

O que fazer?

O mais importante é estar sempre atento a uma boa postura. Praticar exercícios físicos regularmente, alongar-se habitualmente, preferencialmente todos os dias, ainda que em breves intervalos, e criar o hábito de olhar-se no espelho para checar como vai a postura, principalmente se o espelho for capaz de mostrar o seu perfil.

Insira um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *