A importância da postura correta durante a corrida

Você já avaliou sua postura? Será que está praticando exercício da forma correta? Atualmente existem mil e uma alternativas e soluções para correr melhor e mais rápido, evitando lesões. Algumas delas, como a alta tecnologia de tênis, roupas e acessórios prometem verdadeiros milagres para os atletas. Apesar disso, a incidência de lesões ainda continua muito alta. Os benefícios desses equipamentos são evidentes, porém o que muitos acabam se esquecendo, é que o recurso mais importante que o atleta possui é seu próprio corpo e é nele que todos deveriam investir. Com desequilíbrios musculares e uma postura inadequada, nem o melhor calçado poderá proporcionar resultados espetaculares.

 

Neste artigo, iremos explicar qual a importância da postura correta durante a corrida. Segundo os profissionais, uma boa postura, tanto estática quanto dinâmica, é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, fazendo com que executemos um maior número de atividades com menor esforço. Na corrida não é diferente. Até mesmo um indivíduo bem treinado, quando em má postura, pode ter maior fadiga e tensão muscular em algumas estruturas corporais.

Dessa forma, a manutenção do equilíbrio torna-se mais difícil e sua eficiência ocorre à custa de desequilíbrios musculares (alguns músculos permanecem em constante tensão enquanto outros ficam encurtados).

Ou seja: a vantagem de manter uma postura adequada durante a prática esportiva é correr mais e melhor com menos esforço e isso pode se reverter em mais quilômetros, em um melhor tempo e o principal, em menor risco de lesão.

 

“Para que se adquira uma boa postura na corrida é imprescindível uma avaliação minuciosa por especialistas, que podem dizer de forma qualitativa e quantitativa onde estão as descompensações e o que pode ser feito para reequilibrar as estruturas corporais envolvidas. A avaliação postural computadorizada consiste na análise fotográfica do corpo na postura ereta, onde podemos mensurar as angulações articulares e identificar as alterações que podem fazer toda a diferença nos resultados”, ressalta a fisioterapeuta Karen Evaristo da equipe TeamFISIO.

Insira um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *